Além do cardápio natalino, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social fará a distribuição de mil panetones
As mil quentinhas diárias distribuídas para a população em situação de rua pela Prefeitura de Fortaleza terão cardápio especial nesta quarta-feira (22/12): ave natalina desfiada, arroz, macarrão, salada de batata com maçã e passas e farofa de bacon. A ação, realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), também terá a distribuição de mil panetones. As refeições começam a ser distribuídas às 11 horas nas três unidades do Espaço Higiene Cidadã e no Refeitório Social.
De acordo com o titular SDHDS, Cláudio Pinho, a Prefeitura está tentando dar uma alimentação especial e bons momentos para a população mais vulnerável neste Natal. “Sabemos da dificuldade desse público e fazemos tudo para minimizar os impactos de estar na rua. Ofertamos alimentação, atendimentos sociais, dormitórios, entre outras ações, através dos nossos equipamentos da assistência social. Neste Natal, queremos dar um momento de alegria e oferecer alimentos tradicionais da ceia. Espero que todos gostem.”
Na última quarta-feira (15/12), os usuários das duas unidades dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) também tiveram uma confraternização de Natal. A programação contou com café da manhã coletivo, apresentação musical, serviço de corte de cabelo, varal solidário com doações de roupas, entrega de kits de higiene pessoal e almoço fraterno.
Segurança alimentar
Para garantir a segurança alimentar da população em situação de rua e em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Fortaleza fornece mais de 100 mil refeições por mês em seus equipamentos. A alimentação é reforçada e ofertada diariamente. Nos Acolhimentos Institucionais, Centros de Referência da População de Rua (Centros Pop) e Centro de Convivência são cerca de 50 mil refeições por mês. Já nos sete Acolhimentos de Crianças e Adolescentes, são distribuídas outras 17 mil refeições mensalmente. Nos Espaços de Higiene Cidadã, Refeitório Social e Pousadas Sociais são aproximadamente 30 mil quentinhas e mais de 18 mil sopas todos os meses. Nesses últimos locais, qualquer pessoa pode ter acesso, por ordem de chegada.
Espaços de Higiene Cidadã
Todos os dias, cerca de 400 pessoas passam pelos três contêineres dos Espaços de Higiene Cidadã, que funcionam de domingo a domingo. Além de utilizar as estruturas com banheiros e chuveiros, os usuários recebem itens de higiene pessoal (sabonete líquido, escova, creme dental e xampu), álcool em gel e máscara de proteção facial. Diariamente, são oferecidas quentinhas de almoço às 11h e sopas às 16h.
Todas as pessoas que frequentam os Espaços de Higiene Cidadã são orientadas a procurar o Centro Pop. Lá, podem receber o serviço de encaminhamento socioassistencial e também as orientações e encaminhamentos necessários de cada caso.